Quais são as opções para juntar renda e fazer um financiamento conjunto?

Dicas
Quais são as opções para juntar renda e fazer um financiamento conjunto?

A decisão de assumir uma dívida com alguém não é simples e exige cuidado na escolha do parceiro de financiamento. Embora seja comum entre casais que desejam comprar uma casa própria, não é preciso ser casado para conseguir um financiamento conjunto.

Além do casal, outras possibilidades incluem amigos ou outros graus de parentesco, como pais, irmãos, tios, primos, etc. A instituição financeira determina os critérios para o financiamento conjunto, e cada banco tem suas regras. Algumas limitam o número máximo de pessoas envolvidas na compra, exigem parentesco por sangue ou afinidade ou determinam a idade máxima dos participantes.

É fundamental consultar as informações com antecedência para planejar o financiamento e escolher pessoas de confiança. No contrato, é necessário especificar a porcentagem de cada proprietário para evitar problemas judiciais futuros. Em caso de divórcio ou falecimento, o imóvel financiado entra na partilha de bens e a dívida continua.

Quais são as vantagens do financiamento conjunto?

Fazer um financiamento conjunto com uma ou mais pessoas pode trazer diversos benefícios, tais como:

  1. Facilidade para adquirir imóvel para quem não tem renda alta: combinar ou somar as rendas é um dos maiores atrativos do financiamento conjunto. Quem não tem um rendimento mensal tão alto fica limitado na hora de fazer um financiamento e muitas vezes não consegue realizar o seu sonho.

  2. Divisão do parcelamento mensal: além do acesso ao imóvel, o pagamento também fica mais fácil quando é feito por mais de uma pessoa. A divisão dessa despesa não precisa ser exatamente igual, mas ter uma ajuda para pagar as parcelas alivia o orçamento.

  3. Possibilidade de utilizar o FGTS para financiar: contar com mais de uma pessoa na hora de financiar o imóvel aumenta a oportunidade de usar o fundo de garantia para dar a entrada do financiamento, pagar parcelas ou amortizar a dívida. Juntando o dinheiro “guardado” por mais de uma pessoa, provavelmente o montante será maior.

Por fim, é importante ter um bom acordo com a pessoa que está dividindo essa responsabilidade com você desde o início. Decidam sobre como vai funcionar o pagamento das mensalidades e evitem desentendimentos. Um planejamento financeiro pessoal adequado é fundamental para qualquer perfil, ainda mais antes de tomar uma decisão tão relevante como financiar um apartamento ou uma casa própria

Não hesite em falar conosco. Estamos a disposição 67 99238-0701.
Voltar
Informe o número correto
icone-whatsapp 1